06.06.2024

Aqui tem Romi: Grupo Poçostec

Este é o sexto episódio da série “Aqui tem Romi”. Nesta série, alguns de nossos clientes contam as suas experiências com os nossos produtos em empresas de diversos setores, fabricando os mais variados tipos de peças. Confira agora o “Aqui tem Romi: Grupo Poçostec”.

A história da Poçostec é marcada por determinação, inovação e uma parceria sólida com a ROMI. A empresa, fundada em 1978 em Poços de Caldas/SP, foi o início do sonho do empresário Paulo Sales de empreender, visto que já era um ferramenteiro profissional. Seu primeiro equipamento, um torno ROMI S-20A, foi apenas o começo da história de parceria com a ROMI.

Um de seus filhos, Paulo Sales Junior, Diretor Superintendente, também conhecido como Junior Sales, nos conta que cresceu imerso nesse ambiente empreendedor. Desde cedo, ele foi envolvido nas operações da Poçostec, absorvendo conhecimento sobre usinagem, primeiro nas oficinas e depois através de sua formação técnica no SENAI e acadêmica em Santa Bárbara d’Oeste/SP. Sua jornada profissional o levou à ROMI na área Engenharia de Aplicação, onde encontrou uma oportunidade de se desenvolver e estreitar ainda mais os laços.

Ao longo dos anos, a Poçostec evoluiu de uma oficina modesta para um grupo econômico robusto e hoje já é uma empresa com mais de 150 colaboradores, com unidades em Poços de Caldas/MG e São Luís/MA. Na planta fabril de Poços de Caldas, a empresa possui uma área fabril de 5.000m² em um terreno de 10.000m², trabalhando com itens de estoque de terceiros e fabricação de peças sob medida, sempre impulsionada por uma mentalidade focada em parcerias com os clientes. A ROMI desempenha um papel fundamental nessa jornada de crescimento e excelência, ao todo são quase 30 máquinas, com 22 equipamentos ROMI na matriz da Poçostec, em Minas Gerais, e mais 6 na planta do Maranhão, a parceria se solidifica a cada novo investimento.

O engenheiro mecânico, Leonardo Luiz dos Santos, está na Poçostec desde 1993 e conta que acompanhou a evolução as máquinas ROMI, e como as novas tecnologias impactaram na produção, ele ressalta que em alguns casos, ao mudar de máquina para uma da nova geração, ganharam 5 minutos no tempo de produção da peça.

“As máquinas não apenas aumentaram a produtividade e a qualidade, mas também transformaram a maneira como a Poçostec opera, permitindo maior agilidade e precisão em sua produção.”, afirma Paulo Sales Junior, que também nos conta que essa confiança mútua é reforçada pela constante inovação da ROMI, que continua a introduzir novas tecnologias para impulsionar o futuro da indústria.

O Diretor de Suprimentos da Poçostec, Carlos Eduardo Sales, também filho do fundador, nos conta que a qualidade, robustez e precisão dos equipamentos ROMI sempre foram fatores determinantes na escolha da empresa, que vêm desde os tornos mecânicos até os modernos Centros de Usinagem, acompanhando a evolução das máquinas ROMI.

Sob o lema “investindo para o futuro”, a Poçostec prepara-se para os desafios que estão por vir, com o apoio sólido e confiável da ROMI. Um dos principais fatores que reforçam ainda mais essa parceria, é o excelente atendimento, oferecendo uma estrutura e suporte durante e após a venda. Essa dedicação ao cliente fortalece ainda mais os laços entre as duas empresas, solidificando uma parceria que ultrapassa o fornecimento de equipamentos, tornando-se uma colaboração estratégica para o sucesso mútuo.

Assim, a história da Poçostec e da ROMI é uma narrativa de sucesso, marcada pela inovação, comprometimento e uma parceria que se fortalece a cada novo desafio, preparada para enfrentar os ventos do futuro com confiança e determinação.